top of page

Animal de Poder

Animal de poder é um arquétipo que está intimamente ligado ao nosso inconsciente, é uma energia uma força que desperta seu poder interior. Toda vez que você conecta com essa energia do animal de poder, você ativa essa energia interna.


É uma energia que faz parte de nossas vidas, mas que precisa ser ativada, pois vem adormecida desde quando nascemos. Somos praticamente adotados por uma energia animal quando nascemos, mas necessita ser ativada.


Desde o começo, os animais têm a missão de servir o ser humano, participando de sua vida não apenas fornecendo alimento, vestuário e utensilíos para rituais, mas também conferindo poderes, atuando em sua vida cotidiana e a sua realidade material e espiritual.


Para Carl Gustav Jung, os animais simbolizam a natureza primitiva e o instinto do homem. “Reconhecido e respeitado na vida do indivíduo, o ser animal, que é a sua psique instintual, permite desenvolver uma relação com os padrões instintivos intimamente gravados presente nos seres humanos, podendo proporcionar criatividade, refletindo o significado e a sabedoria coletiva” – Carl Jung.


Muitos povos acreditam que os homens e animais são parentes, e a relação espiritual de ambos se torna mais forte e visível quando está em estado de êxtase ou transe. O psicólogo James Hillman afirma que “os animais acordam a nossa imaginação, e a imaginação é, ela própria, um grande animal, ou uma arca de imagens, que estão todas vivas e se movem independentemente. Elas vêm e vão. Em todos os formatos e tamanhos”.




A ENERGIA DE CURA ATRAVÉS DOS ANIMAIS

Primeiramente, temos que definir o que seria cura na nossa concepção, pois pelos estudos xamânicos dos índios norte-americanos, a cura é tudo aquilo que propicia uma conexão maior de cada um de nós com Deus (chamado de Grande Mistério ou Grande Espírito pelos índios). Nessa conexão inclui a transformação do corpo, da mente e do espírito, além de trazer à tona o nosso poder pessoal, fazendo com que vivamos a vida de forma saudável conosco, com o planeta e com tudo que está ao nosso redor.


Os padrões de comportamento dos animais transmitem mensagens ocultas nos auxiliando nas lições de vida. O processo de adquirir esse conhecimento é delicado e deve ser levado em conta a confiança na intuição e principalmente na humildade, pois essas lições nos ensinam a sermos mais humanos, vulneráveis e sensíveis buscando sempre a unificação com o Universo. E esses animais são mestres que irão nos ajudar a aprender e a crescer.


Existe na sua vida somente 1 animal de poder que é o que “comanda” qualquer energia animal que irá entrar na sua vida espiritual, além desse animal em alguns estudos mostram também a atuação de um clã com mais 4 animais se dividindo em:

  • ANIMAL ALIADO DA SABEDORIA: É o animal que trabalhará na sua mente trazendo clareza.

  • ANIMAL ALIADO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO: Ajuda nas questões da sua saúde, limpeza das mágoas, te avisa o momento de cuidar do corpo e para você que é da área da saúde e terapias, ajuda também a potencializar os seus atendimentos de cura.

  • ANIMAL ALIADO DA PROSPERIDADE: Atua abrindo os caminhos, e ajuda no alcance das realizações de várias formas,

  • ANIMAL ALIADO DA PROTEÇÃO DIVINA: É um animal muito poderoso, o seu animal guardião, ajudando você na sua parte espiritual e energética.

Todos esses animais são gerenciados pelo seu animal de poder, ao qual forma o seu totem ou clã de animais. Mas também existe mais um animal que não faz parte do totem mas faz parte da sua vida, que é o ANIMAL SOMBRA.


O Animal Sombra está ligado à nossa energia e psique interna, quando ele é revelado para você é uma bênção, pois a partir desse momento começa a alinhar o processo interno de luz e sombra equilibrando seu caminho. Esse animal de poder possui uma força soberana, de uma energia profunda e muitas possibilidades.


Outros estudos também falam sobre o Animal de poder como nosso poder Egoico; Animal Negro como nossa sombra; Animal dourado como nosso poder mental e o Animal Alado como nosso poder do Espírito.


O animal de poder vem para aflorar o seu poder pessoal e te curar, ele faz você aceitar a autoresponsabilidade e parar de ser um “pedinte espiritual” e passa a te transformar em um ser criador das proprias possibilidades da vida. Trabalha sua autovitimização que faz você se afastar da prosperidade.


Portanto comece praticando a gratidão, gratidão com o universo de tudo que você possui, e de ter capacidade de ir atrás daquilo que você almeja.


COMO DESCOBRIR NOSSO ANIMAL DE PODER?


Para conhecer o animal de poder, é necessário que participe de uma vivência específica para isso, em que nessa vivência é trabalhado exclusivamente a ativação desse animal com comandos dados ao cérebro e assim ativando essas energias. Quando você começa a ter ou perceber muito contato com animais, seja através de visualizações no dia a dia ou em sonhos, pode ser um sinal do universo de uma espécie de chamado para você começar a despertar o seu poder interno, o poder do seu animal.

Porém há outras maneiras de se ter um encontro com o seu animal que pode aparecer no momento que você estiver preparado(a) para honrar e receber sua força.

  1. Pelos sonhos;

  2. Pelas visualizações constantes ou mensagens indiretas desse animal (seja na rua, no comentário de alguém, revista, televisão, textos, etc);

  3. Pessoas que possuem o dom da clarividência;

  4. Intuição ou instinto, sentindo-se atraído por um animal específico durante sua vida;

  5. Oráculos;

Segue a lista de alguns animais de poder que você pode encontrar durante o seu dia a dia e as mensagens que ele quer te passar. Caso você se depare com um animal via sonho, revista, televisão, ou de alguma maneira que aquele avistamento te chame atenção.

Lembrando que muitas vezes alguns animais aparecem, mas não é o nosso animal de poder, e sim um animal temporário que vem lhe auxiliar no momento da sua vida! E saber o seu significado, lhe trará ainda mais um norte para você evocá-lo e poder contar com sua energia.

  • ABELHA: É a medicina da comunicaçãoe organização. Trabalho intenso e com harmonia. Evoque esta medicina quando você precisar colocar suas ideias e opiniões. É preciso colocar mais as coisas do espírito em equilíbrio com a sua organização.

  • ARANHA: É a medicina da criação dos seus sonhos. Traz a mensagem de que você é um ser infinito que continuará a tecer os caminhos da sua vida, de acordo com seu livre arbítrio. Evocar esta medicina para inspirar sua criatividade e o tecer dos seus sonhos até se tornarem realidade. Para obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam espirituais ou emocionais. Esta é a avó aranha.

  • BEIJA-FLOR: Ele é o mensageiro da cura. O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. Traz suavidade para amenizar os conflitos emocionais. Evocar para a felicidade, para a boa sorte e beleza. Para alguns nativos brasileiros ele representa a presença de Deus, do Criador.

  • BESOURO: É a medicina que pede para você fazer mudanças em sua vida que não necessariamente se incluem ser honesto consigo mesmo. você deve avaliar a situação em sua totalidade para que possa encontrar uma maneira de se comprometer. Mais do que provavelmente, tudo nesse momento está relacionado a uma situação familiar não resolvida, e que, infelizmente, requer sua participação ainda que você queira manter distância. O besouro alerta para você parar de se autovitimizar e manter sua integridade, tudo logo será resolvido.

  • BORBOLETA: Animal que vem anunciando as transformações. É a medicina da transformação. Nos inspira a transformar momentos difíceis em crescimento e evolução. Evocar esta medicina para obtermos ajuda em nosso desenvolvimento interno e externo para novas etapas da nossa vida.

  • BÚFALO: É a medicina da espiritualidade, sabedoria ancestral. Evocar nas orações para que as preces sejam atendidas. Trabalha nossa paz interior e desapego

  • CAVALO: É a medicina do poder pessoal, e do dom da clarividência. Evocar para a liberdade de espírito, para aumentar seu poder interior. Ajuda-nos a tornar-nos independentes. Está ligado a projeção astral e nos ensina a compartilhar nosso conhecimento no caminho da beleza.

  • COELHO: O espírito animal do Coelho carrega fortes energias de esperança, renovação e novas oportunidades. O coelho é o símbolo sagrado de boa sorte, radiando essa energia. É como se a boa sorte e a fortuna florescessem por todo o caminho desse espírito. Esse guia aparece no horizonte como um mensageiro de que algo novo lhe espera.

  • CORUJA: É a medicina das habilidade ocultas, da sabedoria e da magia. Ela pode ver o que não vemos. Evocar quando quiser conhecer as áreas inexploradas da consciência. Possui poderes psíquicos e pede para observarmos melhor e prestar mais atenção.

  • ESCORPIÃO: É a medicina do desapego, o escorpião pede para você remover as coisas na sua vida que não mais lhe servem. Avalie ao seu redor e liberta-se de sua bagagem. Essa “libertação” incluirá se livrar de objetos que estão entulhando sua casa também. O escorpião também pede que você se concentre em evitar que os outros não lhe deixem mover adiante, imponha limites! Tome decisões claras e encontre a luz na escuridão.

  • FOCAS: Foca ou leão marinho medicina da voz interior: A medicina da foca inclui a proteção durante a mudança, o sonho e o sonho lúcido, a imaginação, a criatividade, a proteção do perigo, o movimento através das emoções e a voz interna. As focas têm a agilidade de passar da raiva para a calma completa em questão de minutos, com isso elas nos lembram de nossos sentimentos, os sentidos dos nossos “eus”. A foca nos ajuda a lembrar de nossa conexão com nossos ritmos internos mais profundos, os sentimentos e conhecimentos representados pelo mar.

  • FORMIGA: Se encontrar com uma formiga simboliza que todas as coisas boas vêm com tempo e esforço. Trabalhe com diligência, convicção e em equipe para forjar seus sonhos e torná-los realidades. Se concentre em suas especialidades e se certifique de que está aproveitando ao máximo seus dons naturais. Contudo, permaneça ciente de que nada pode ser conquistado sem a unidade do todo. Pense sobre suas próprias contribuições em sua carreira, família e vida cotidiana. Não importa quão pequena seja sua tarefa ou contribuição: ela ainda é essencial.

  • GALO: É a medicina da altivez, da sexualidade e da fertilidade.O poder da voz, proteção da família e da comunidade. Evocar para ouvir mais sua voz interior.

  • GAVIÃO: É a medicina da observação. A vida está mandando sinais para você enxergar o óbvio. Evocar essa energia para você voar e buscar a verdade dentro de si.

  • GOLFINHO: É a medicina da pureza, da alegriae do amor incondicional. Evocar para criar mais harmonia com a natureza, mergulhar nas profundezas do nosso ser, para propósitos terapêuticos, ouvir e entender nossos “sons” internos. Sua medicina inspira inteligência e diversão, espalhando alegria no mundo.

  • GORILA: É a medicina da alegria, inteligência, comunicação, realiza as tarefas mentais com generosidade, calma e ensinamentos, com humor. O gorila é o guardião da terra, te ensina a usar mais sua sabedoria e praticar mais a inteligência, saia da sua lentidão e se mexa, pratique esportes, adapte-se e coloque para fora o seu poder e sua firmeza. Saiba ouvir sua própria sabedoria, traga para si a paz interior e a tolerância.

  • GRILO: É a medicina que trabalha o SALTO DE FÉ, é a sua conexão consigo mesmo em relação aos seus propósitos, é a conexão te mostrando a direção de você ser exatamente quem você veio para ser.

  • JACARÉ: Trabalha a medicina do inconsciente profundo, transformando sua energia agressiva em pacífica.

  • JAGUAR/JAGUATIRICA: é a medicina da coragem, a liberação dos instintos, sensualidade e poder, ela evoca a esperteza para marcar território, conquistar espaços e eliminar os medos. Saiba escutar, tenha percepção e sensibilidade, é a sua energia sexual de cura desbloqueando sua vida e trazendo vitalidade e força, é o mensageiro da mente e da alma.

  • JOANINHA: A aparição da joaninha indica um momento de sorte no qual seus desejos começarão a ser realizados. Preocupações se dissiparão. Novas felicidades abrirão caminho. A joaninha sinaliza para que você não tenha medo de viver sua própria verdade – proteja essa verdade e saiba que ela é sua para honrar.

  • HIENA: É a medicina do riso, pede para você buscar mais felicidade, ria mais.

  • LAGARTIXA: A lagartixa representa otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação. É a capacidade de adaptabilidade, a qualquer lugar ou situação, é também a regeneração, das suas energias após um período difícil.

  • LAGARTO: É a medicina dos sonhadores. O lagarto pode estar dizendo para prestar atenção nos seus sonhos e símbolos. Evocar para deixar coisas velhas e criar novas coisas. Para renovar, adaptar-se ao novo. Otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação.

  • LEÃO: É a medicina da prosperidade e da liderança. Evocar para dar força, vitalidade, potência sexual, coragem. Para aumentar a autoconfiança, quando tiver pela frente tarefas difíceis, desafiadoras.

  • LIBÉLULA: É a medicina da ilusão, iluminação, tira o véu das ilusões trazendo a tona a real verdade. São os ventos das mudanças, ela pede que você seja perseverante nos seus objetivos e que mantenha o foco. Esteja alerta!

  • LOBO: É a medicina do ensinamento, do amore dos relacionamentos saudáveis. Para os nativos é o mais fiel dos guias animais. É também o símbolo de professor da tribo. A medicina do lobo permite o professor dentro de nós todos surgir e ajudar o próximo. Evocar para ajudar a eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos. Para relacionamentos saudáveis familiares e amorosos, fidelidade, generosidade, união, a criança interior, visão criativa e aprender coisas novas. O simbolismo do espírito do lobo é um lembrete de que o espírito busca paz, estabilidade social e aceitação.

  • MARIPOSA: Mariposa animal do poder símbolo da transformação. Os dons da mariposa incluem o poder do redemoinho, da facilidade de movimento na escuridão, da sombra, da transformação, da metamorfose, da capacidade de confundir inimigos e de encontrar luz na escuridão, de ouvir mensagens faladas e não ditas. Observe a linguagem corporal daqueles em torno de você e dos que entrarem em contato. Preste também atenção à sua sensibilidade para os outros. Talvez você esteja numa situação que precisa ser repensada. Você está sendo honesto consigo mesmo e com os outros? A mariposa é uma otimista e oportunista com inúmeras propriedades transformadoras. A partir delas, aprendemos como expandir e aperfeiçoar nossas habilidades psíquicas inerentes, e como deixar de lado energias negativas e influências indesejáveis, ajudando-nos a mover-nos para o nosso poder pessoal e para a felicidade.

  • MOSCA: Representa a medicina das mudanças rápidas e abruptas, podendo ser em todos aspectos da vida. Portanto prepare-se para mover-se mais rapidamente, mesmo em condições desconfortáveis, pois você passará por experiências de crescimentos e você tem que estar disponível às mudanças. Contemple o caminho e não desista.

  • MORCEGO: É a medicina do renascimento. O morcego tem o poder de ver as coisas ocultas, mesmo na escuridão ou com os olhos fechados, habilidade de ver nas sombras e na escuridão, é a proteção na escuridão. É um processo de renascimento em alguma área de você mesmo ou a morte de velhos padrões. Evocar para renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas.

  • ONÇA: É a medicina da proteção de espaço. A onça é um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta e tem uma medicina bem parecida com a do leopardo: ajuda energeticamente os xamãs nas curas. Evocar para proteção de espaço, silêncio, precisão.

  • PAPAGAIO/MARITACA: Ele o está dizendo para permanecer alerta. Novas ideias que podem trazer novos crescimentos ou direções são iminentes a você. Preste atenção aos sinais e presságios que lhe rodeiam. Talvez seja o momento perfeito para seguir os sonhos que um dia você pensou estarem fora de alcance.

  • RATO: É a medicina da atençãoe da introspecção. Os ratos trabalham uma grande energia de metodologia. Evocar para tomar consciência das coisas sutis da sua vida. Aprender a apreciar as coisas simples e pequenas. Se autopreservar e observar os detalhes.

  • SAPO: a medicina deste guia pode lavar qualquer energia negativa que esteja nos negando uma vida equilibrada e pacífica. O sapo nos mostra como limpar essas energias e seguir em frente e também como nutrir nossa própria capacidade inata de nos curar em todos os níveis o desbloqueio do fluxo suave da energia que cura.

  • SERPENTE: Trabalha a medicina da transformação de dentro para fora, o seu amadurecimento e evolução. É a medicina da transmutação. É símbolo de cura e sensualidade. Está associada ao renascimento. A cobra sabe que terá que trocar de pele e deixar de lado velhos hábitos. Evocar a medicina da cobra para nos adaptarmos às mudanças da vida, para nossa regeneração e elevação espiritual.

  • TARTARUGA: É a medicina da Mãe-Terra, da longevidadee da proteção. é o símbolo mais velho do planeta Terra. É também o símbolo da estabilidade. Como ela, devemos nos conectar firmemente com o planeta, nutrindo-nos para estarmos centrados com firmeza em nosso ritmo e metas desejadas. Evocar para ter estabilidade, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria, organização, construir imóveis, e para estar no lugar certo, na hora certa.

  • TIGRE: É a medicina do caçador e de aproveitar as oportunidades. Tem a energia de poder e ferocidade, mas também uma preparação meticulosa. A energia do tigre pede para fazer bons planos e planejamentos, reavaliar a situação e depois agir. Evocar para agir com cautela, inteligência e rapidez, iniciativa, persistência e saber aproveitar as oportunidades.

  • TOURO: É a medicina da potência, da fertilidadee da força. É evocado para a paixão e poder. Sua medicina também desenvolve o espírito guerreiro que há em nós. Proteção contra energia negativa. Fertilidade, sexualidade, poder, liderança, proteção, força da terra e potência.

  • URSO: É a medicina da introspecçãoe da cura física. O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos. Pode ser evocado para poderes curativos, pois é o silêncio da alma que é necessário na vida. Evocar para introspecção, intuição, cura física, consciência, ensinamentos e refazimento.

  • URUBU: Medicina da limpeza profunda e purificação, simboliza o amor pela terra por praticar a limpeza de materiais em decomposição, aliviando as sujeiras acumuladas na Mãe-Terra. Simboliza a vida e a morte.

  • VAGA-LUME: A medicina do vaga-lume avisa que nem tudo está perdido. Há uma luz te esperando no fim do túnel e você não está sozinho. Procure acender seu interior e tudo será luz. Iluminação, entendimento, força de vida, luz na escuridão e maravilhas.


FONTES

  • Cartas do Caminho Sagrado, A DESCOBERTA DO PODER ATRAVÉS DA ENERGIA DOS ANIMAIS; Jamie Sams & David Carson.

  • Práticas Bioxamânicas, DESPERTAR DAS CAPACIDADES INTERIORES; Samuel Souza de Paula.

  • https://vozdoselementos.com.br/xamanismo/animais-de-poder/

  • https://www.vivernatural.com.br/xamanismo/

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page